História do Rugby


O rugby union, normalmente chamado apenas de rugby, é um esporte de contato intenso, criado na Inglaterra do século 19. Suas características de jogo e sua filosofia de aprendizagem possibilitam educar, dar valores e formar jovens saudáveis, com mentalidade esportiva. Pode ser praticado por homens, mulheres e crianças, possibilitando inclusive uma mudança positiva de atitude nos alunos com problemas de conduta escolar.

É uma das duas variações do rugby football, e consiste – basicamente – em carregar a bola pelo campo com as mãos. Na forma mais tradicional do nosso esporte, o jogo dura 80 minutos, com 15 atletas para cada lado, utilizando uma bola oval em um campo com dimensões semelhantes à do futebol, mas, ao invés dos gols, temos postes em formato de H nas extremidades do campo de jogo.

O jogo é baseado em dois princípios primários, comuns a muitos outros esportes que envolvem uma bola: o time que está com a posse da bola procura marcar pontos, e o que está sem a bola procura readquiri-la, para que possa atacar e marcar os seus pontos.

Joost van der WesthuizenA criação do nosso esporte é creditada à William Webb Ellis, que no ano de 1823, durante uma partida de futebol na Rugby School, ele pegou a bola com as mãos e saiu correndo em direção ao gol adversário. No entanto, as evidências sobre esta história são contraditórias. Em 1845 foram escritas as primeiras regras do esporte, por alunos da mesma Rugby School; outros fatos decisivos para a história do rugby são a decisão do Blackheath Club em sair da Football Association em 1863 e a cisão entre rugby union e o rugby league em 1895. Tradicionalmente considerado um esporte amador, apenas em 1995 o International Rugby Board (iRB) permitiu que salários fossem pagos aos jogadores, profissionalizando e mudando de vez o esporte que conhecemos.

South-Africa-v-Australia-11_2662388O iRB é o gestor máximo do rugby union desde sua criação, em 1886. O esporte foi amplamente difundido no Reino Unido, e foi espalhado nos países de colonização britânica, tais como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

O rugby é considerado o esporte oficial de vários países, entre eles Fiji, Geórgia, Nova Zelândia, Samoa, Tonga e Gales. A modalidade union é praticada em mais de 100 países espalhados por seis continentes.

300653_2030982026339_1597776786_31932868_1772252829_nMais de 3 milhões de pessoas com idades entre 6 e 60 anos praticam regularmente o esporte. A grande variedade de habilidades e formas físicas necessárias para a prática do esporte significa que existe a oportunidade para indivíduos de todos os tamanhos praticarem o esporte em todos os níveis.

A Copa do Mundo de Rugby, realizada a cada quatro anos, teve sua primeira edição apenas em 1987 e o campeão leva para casa a Webb Ellis Cup.

No rugby, mais do que a competição, procura-se sustentar uma filosofia básica para a sua pratica, que engloba amizade, lealdade, respeito ao rival, autocontrole, tolerância, perseverança, sacrifício pessoal e o mais importante, trabalho de equipe. Esses valores sociais são básicos, e é isso que a sociedade busca para os jovens de hoje e do futuro.

O rugby atingiu a era profissional, mas reteve a tradição de um esporte de recreação. Em uma época onde a qualidade de vários esportes tradicionais está sendo diluída, ou até desafiada, o Rugby se orgulha da sua habilidade de manter um alto padrão de espírito esportivo, comportamento ético e jogo limpo.